Coordenador : Fernanda Maria Vieira Pereira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389647.2199.254736.23022023
Departamento/Setor: REN
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Graduandos de enfermagem e profissionais de enfermagem atuantes nos serviços de saúde do município de Rio das Ostras.
Local de atuação: Salas de aula e Laboratório de Ensino de Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde
Objetivo
Geral: -Promover oficinas de práticas assistenciais para capacitação permanente de profissionais de enfermagem no município de Rio das Ostras. Específicos: -Realizar o levantamento das demandas inerentes às temáticas de interesse; -Realizar a discussão com os graduandos de enfermagem e os docentes; para o levantamento de material para as oficinas; -Montar as oficinas e preparar os materiais que serão utilizados; -Realizar as oficinas de práticas assistenciais de diferentes temáticas; -Discutir com os graduandos de enfermagem acerca da experiência vivenciada nas oficinas.
Resumo
Introdução: A capacitação dos profissionais de enfermagem é importante para mantê-los atualizados quanto às práticas e novas diretrizes, tendo em vista que eles desempenham papel fundamental na assistência, além do desenvolvimento de ações preventivas, de educação em saúde. Assim, incentivar a educação permanente em saúde para os profissionais de enfermagem proporciona uma melhora na qualidade da assistência, garante a segurança do paciente e motiva o profissional à realização das boas práticas em saúde. Objetivo: Promover oficinas de práticas assistenciais para educação permanente de profissionais da enfermagem do município de Rio das Ostras. Metodologia: Trata-se de um projeto de extensão para a realização de oficinas que visam a capacitação e a educação permanente em diversos temas relacionados à prática da enfermagem. Dentre os temas relacionados à prática de enfermagem destaca-se: Lesões por Pressão, Precauções-Padrão, Aleitamento Materno, Cuidados ao Recém-Nascido e Saúde da Mulher, demandas já sinalizadas pela Gestão de Saúde do Município. Este projeto tem como público-alvo os profissionais de enfermagem que atuam no município de Rio das Ostras, extensível aos demais municípios da baixada litorânea. As oficinas serão realizadas mensalmente, ou conforme demanda do município e, ocorrerão no Instituto de Humanidade e Saúde. Para que as oficinas garantam a adesão dos profissionais de enfermagem, a divulgação será realizada nas instituições de saúde do município e via mídias sociais para amplo alcance. Considerações: A realização das oficinas se justifica pela necessidade de capacitação dos profissionais de enfermagem para a atualização sobre as temáticas apresentadas e favorece a melhoria da assistência prestada.